Dispõe sobre os
procedimentos relativos à movimentação de servidor através do instituto da
remoção.
O ÓRGÃO CENTRAL DO SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS, no uso de suas atribuições
e tendo em vista o que determina o artigo 24, do Decreto nº 2.134, de 21 de
agosto de 1997 e o artigo 6º, do Decreto nº 1.514, de 25 de julho de 2000.
RESOLVE:
ORIENTAR os Setoriais e
Seccionais de Administração de Recursos Humanos da Administração Direta,
Autárquica e Fundacional sobre os procedimentos relativos à movimentação de
servidor através do instituto da remoção.
1 – CONCEITUAÇÃO
1.1 – Entende-se por remoção o
deslocamento de servidor público estadual do Poder Executivo de um para outro
órgão, do mesmo quadro de pessoal, condicionada à existência de vaga no quadro
lotacional do órgão de destino, podendo ocorrer nas seguintes modalidades:
1.1.1– Remoção a
pedido, a critério da Administração – é aquela solicitada pelo servidor que
tenha interesse em prestar serviço em outro órgão da estrutura do Poder
Executivo, submetida à apreciação da Administração, sendo fundamentada na
necessidade de serviço.
1.1.2
–
Remoção a pedido, por motivo de saúde – é
aquela solicitada pelo servidor que necessite afastar-se para outra
localidade em função de problemas de saúde, mediante avaliação da Gerência de
Saúde do Servidor/SEA.
1.1.3
– Remoção por permuta – é aquela decorrente de solicitação conjunta
dos interessados, desde que sejam ocupantes do mesmo cargo.
1.1.4
–
Remoção por necessidade de pessoal, a critério da autoridade competente – é
aquela que independe da concordância do servidor e do nível em que estiver na
carreira.
2.1 – Remoção a pedido, a
critério da Administração:
2.1.1 – O servidor protocolizará a solicitação no órgão de
destino e será encaminhada à Chefia imediata, a qual procederá a avaliação de
desempenho e remeterá o processo ao Diretor da área e ao Titular da Pasta para
manifestação quanto à ratificação da avaliação e ao interesse na remoção
2.1.2 – Após este procedimento, o processo será enviado à
DIRH/SEA para verificação da existência da vaga e da compatibilidade entre as
atribuições do cargo e as finalidades institucionais do órgão de destino.
2.1.3 – A DIRH/SEA encaminhará o processo ao órgão de origem
para manifestação do Titular.
2.1.4 – O órgão de origem restituirá o processo à DIRH/SEA
para elaboração de portaria, submetendo à apreciação do Secretário de Estado da
Administração e posterior publicação no Diário Oficial do Estado.
2.1.5 – A avaliação de desempenho será efetuada
mediante a aplicação do formulário:
Avaliação Especial de Desempenho Funcional (Anexo Único).
2.1.6 – No caso de avaliação
de desempenho insuficiente, o servidor somente poderá requerer nova remoção um
ano após a solicitação anterior.
2.2
– Remoção a pedido, por motivo de saúde:
2.2.1 – A
solicitação será protocolizada no órgão de origem que, após a instrução dos
autos, encaminhará à Gerência de Saúde do Servidor/SEA, que avaliará a real necessidade do
deslocamento.
2.2.2 – O
resultado da avaliação será submetido ao órgão de origem que, no caso de ser
favorável à remoção, remeterá à DIRH/SEA para elaboração de portaria, submetendo
à apreciação do Secretário de Estado da Administração e posterior publicação no Diário Oficial do
Estado.
2.3 – Remoção por permuta:
2.3.1 – Os interessados protocolizarão a
solicitação no órgão de destino de um dos servidores, para apreciação dos titulares de ambas as
pastas quanto à conveniência do pedido.
2.3.2 – Se favorável, o processo será
encaminhado à DIRH/SEA para elaboração
de portaria, submetendo à apreciação do Secretário de Estado da Administração e
posterior publicação no Diário Oficial do Estado.
2.3.3 – Se negativo, os órgãos de origem
darão ciência aos interessados, arquivando o processo.
2.4 – Remoção por necessidade de pessoal, a critério da
autoridade competente:
2.4.1 – O órgão que necessitar de pessoal para a
instalação de novo serviço ou ampliação dos serviços existentes, encaminhará a
solicitação à DIRH/SEA informando os cargos e/ou a qualificação profissional,
as atividades a serem desenvolvidas, a quantidade de servidores e o local onde
serão lotados.
2.4.2 - A DIRH/SEA identificará, nos diversos
órgãos do Poder Executivo, prioritariamente naqueles em que houver evidência de
excesso de pessoal, os servidores que
se enquadram no perfil solicitado, obedecendo os critérios de: menor tempo de
serviço, residente em local mais próximo e menos idoso.
2.4.3 – A DIRH/SEA verificará a existência da
vaga, elaborará a portaria, submetendo à apreciação do Secretário de Estado da
Administração e posterior publicação no Diário Oficial do Estado.
3 – DISPOSIÇÕES FINAIS
3.1 – Não havendo
vaga no quadro de pessoal do órgão de destino, poderá ocorrer a redistribuição
de vagas, através de ato do Chefe do Poder Executivo, somente para os
servidores que estiverem em efetivo exercício no órgão de destino até a data de
publicação do Decreto nº 1.514, de 25 de julho de 2.000.
3.2 - Esta
Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação.
3.3 – Revogam-se as disposições em contrário.
Florianópolis, 22 de agosto
de 2000.
De acordo:
Publique-se e divulgue-se no âmbito do Sistema de
Administração de Recursos Humanos.
Celestino Roque Secco
Secretário de Estado da
Administração
ORIENTAÇÕES
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Ao efetuar a avaliação deverão ser observados os seguintes aspectos: ·
evitar comparações, pois cada servidor é diferente um do outro; ·
ser justo e imparcial; ·
evitar deixar-se influenciar por fatores externos, simpatias,
antipatias, opiniões, etc.; ·
considerar cada item separadamente, sem levar em conta a impressão
geral que tem sobre o servidor; ·
registrar o nível de desempenho do servidor que represente fielmente
a sua performance no dia a dia; ·
a avaliação deverá, obrigatoriamente, ser efetuada na presença do
servidor; ·
a avaliação não poderá conter rasuras; ·
somente deverá ser assinalada uma única alternativa. |
1 -
Clima/ambiente de trabalho Avalie a forma como o servidor age e procura
manter um bom clima de trabalho, levando em consideração os valores e
sentimentos individuais e coletivos: a (
) o servidor age mantendo um bom clima de trabalho e considera os
valores e sentimentos individuais e coletivos; b ( ) o
servidor mantém uma certa distância de seus colegas, mas respeita os valores
e sentimentos individuais e coletivos; c ( )
o servidor mantém sempre um bom clima de trabalho e age procurando elevar o
moral de seus colegas e demais servidores; d (
) o servidor não se integra à equipe de trabalho e, nem sempre, os
trata com respeito e dignidade. |
2 - Guarda
sigilo quanto às informações da Instituição Avalie o comportamento do servidor quanto às
informações confidenciais do seu trabalho, que lhe foram repassadas ou que
teve acesso: a (
) o servidor geralmente guarda sigilo sobre as informações de seu
trabalho; b (
) o servidor mantém sempre em sigilo as informações do seu trabalho; c (
) o servidor já divulgou
informações confidenciais, não merecendo, portanto, confiança quanto a essa
questão; d (
) pela forma como o servidor age não é conveniente repassar-lhe
informações sigilosas. |
3 -
Responsabilidade com o trabalho Avalie o grau em que o servidor atende os prazos
previstos e o nível de supervisão necessário: a ( )
é impossível depender de seus serviços, necessitando de constante vigilância; b ( )
necessita ser alertado quanto ao cumprimento de suas tarefas; c ( )
realiza todas as suas tarefas, cumprindo sempre os prazos determinados,
dispensando fiscalização; d ( )
merece confiança e raramente necessita de fiscalização. |
4 –
Qualidade dos serviços Avalie se os trabalhos apresentados e serviços
executados pelo servidor necessitam de revisão: a ( )
os trabalhos apresentados e serviços executados pelo servidor raramente
necessitam de revisão; b ( )
os trabalhos apresentados e serviços executados pelo servidor eventualmente
necessitam de revisão; c ( )
os trabalhos apresentados e serviços executados pelo servidor freqüentemente
necessitam de revisão; d ( )
os trabalhos e serviços executados pelo servidor são bem feitos e
apresentados, não necessitando de revisão. |
5 -
Informações e orientações Avalie o
nível em que o servidor presta informações no que diz respeito às suas
atribuições: a ( )
o servidor não é seguro nas informações e/ou orientações que presta; b ( )
o servidor presta informações e/ou orientações com clareza, segurança e
objetividade; c ( )
o servidor nem sempre presta informações e/ou orientações com clareza e
objetividade necessárias; d ( )
o servidor, quando não tem certeza das informações, procura-as para orientar com clareza. |
6 -
Conhecimento na área Avalie o grau de conhecimento e domínio do
trabalho realizado: a ( )
Familiarizado com o serviço, satisfazendo as exigências do cargo; b ( )
Possui algum conhecimento do trabalho, mas precisa melhorar; c ( )
Conhecimento insuficiente e/ou ultrapassado; d ( )
Conhece bem e desempenha todas as fases e operações atinentes ao seu serviço. |
7 – Capacitação Avalie se o servidor participou de cursos de
capacitação (seminários, congressos, cursos, palestras), no último ano,
independentemente das oportunidades terem sido oferecidas pela Instituição: a (
) o servidor participou de
cursos de capacitação, totalizando carga horária de até 25 horas; b (
) o servidor participou de
cursos de capacitação, totalizando carga horária de 25 a 50 horas; c (
) o servidor participou de cursos de capacitação, totalizando carga
horária superior a 50 horas; d (
) o servidor não se interessou em participar de cursos de capacitação. |
8 –
Habilidades em conhecimentos específicos Avalie se o servidor possui conhecimentos sobre as
áreas de informática (utilização de pelo menos 2 software’s), atividades e
funcionamento da Administração Pública Estadual (conhecer a estrutura
organizacional do Estado, bem como,
as atividades desenvolvidas pelas diversas áreas de seus órgãos) e outros (ser referência no local
de trabalho para prestar outras informações de conhecimentos gerais não
afetos às atividades do setor e do cargo): a (
) o servidor tem conhecimentos adicionais ao seu cargo, envolvendo as
três áreas; b (
) o servidor tem conhecimentos
adicionais ao seu cargo, envolvendo duas das três áreas citadas; c (
) o servidor tem conhecimentos
adicionais ao seu cargo, envolvendo uma das três áreas citadas; d (
) o servidor não tem conhecimentos adicionais ao seu cargo. 9 –
Habilidades de inovação Avalie se o servidor se preocupa em obter
informações e conhecimentos de sua área de atuação e se propõe melhorias na
execução de suas atividades ou nas atividades do setor, resultando em redução
de custos e/ou agilidade nos serviços: a (
) o servidor se preocupa em obter informações e conhecimentos
atualizados de sua área de atuação e freqüentemente propõe melhorias na
execução de suas atividades e/ou do setor; b (
) o servidor se preocupa em obter informações e conhecimentos
atualizados de sua área de atuação e eventualmente propõe melhorias na
execução de suas atividades e/ou do setor; c (
) o servidor se preocupa em obter informações e conhecimentos
atualizados de sua área de atuação e raramente propõe melhorias na execução
de suas atividades e/ou do setor; d ( )
o servidor não se preocupa em obter informações e conhecimentos atualizados
de sua área de atuação e não propõe melhorias na execução de suas atividades
e/ou do setor; |
10 -
Relacione as principais atividades desenvolvidas pelo servidor: |
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11 -
Considerações do avaliador Justifique a necessidade da permanência do
servidor para a continuidade dos serviços: |
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12 -
Considerações do avaliado: |
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ASSINATURAS E DATAS
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Avaliado: |
Data: ____/____/____ |
Avaliador: |
Data: ____/____/____ |
Diretor da Área: |
Data: ____/____/____ |
Titular da Pasta: |
Data: ____/____/____ |