DECRETO Nº 496, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2015

 

Regulamenta a Lei nº 16.070, de 2013, que dispõe sobre a oferta de bens móveis e imóveis e de serviços em jornais, revistas e demais periódicos e meios de comunicação.

 

O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA, no uso das atribuições privativas que lhe conferem os incisos I e III do art. 71 da Constituição do Estado, e de acordo com o que consta nos autos do processo nº SCC 7813/2013,

 

DECRETA:

 

Art. 1º A oferta de bens móveis, imóveis, locações e serviços em jornais, revistas, demais periódicos e nos meios de comunicação em geral deve conter de forma clara, precisa e ostensiva o preço de comercialização.

 

Art. 2º O fornecedor que anunciar os produtos e os serviços de que trata o art. 1º deste Decreto deve cumprir a oferta.

 

Parágrafo único. Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, conforme disposto no art. 35 da Lei federal nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:

 

I – exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;

 

II – aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; ou

 

III – rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

 

Art. 3º A inobservância ao disposto na Lei nº 16.070, de 31 de julho de 2013, sujeitará o veículo de comunicação infrator à multa de R$ 1.000,00 (mil reais) por infração, dobrada a cada reincidência até a terceira, a qual será reajustada, anualmente, com base na variação do Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M/FGV), ou por índice que vier a substituí-lo.

 

Parágrafo único. Os valores arrecadados com a aplicação da sanção de multa deverão ser recolhidos em favor da Unidade Orçamentária 04091 – Fundo para Reconstrução de Bens Lesados (FRBL/MP), conforme o disposto na Lei nº 15.694, de 21 de dezembro de 2011.

 

Art. 4º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

 

Florianópolis, 3 de dezembro de 2015.

 

JOÃO RAIMUNDO COLOMBO

Governador do Estado

 

NELSON ANTÔNIO SERPA

Secretário de Estado da Casa Civil

 

ADA LILI FARACO DE LUCA

Secretária de Estado da Justiça e Cidadania