INSTRUÇÃO NORMATIVA SEF Nº 001, de 24 de julho de 2013

 

Altera dispositivos da Instrução Normativa DCOG/DIAG nº 01/2012.

 

Os Diretores de Contabilidade Geral e de Auditoria Geral da Secretaria de Estado da Fazenda, na qualidade de dirigentes dos núcleos técnicos do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo, conforme disposto no caput do art. 150 da Lei Complementar nº 381, de 07 de maio de 2007, e no uso das atribuições que lhes foram conferidas pelo parágrafo 2º do art. 5º e parágrafo único do art. 6º do Decreto nº 2.056, de 20 de janeiro de 2009;

 

R E S O L V E M:

 

Art. 1º A Instrução Normativa DCOG/DIAG nº 01, de 16 de abril de 2012, passa a vigorar com a seguinte redação:

 

“Art. 2º O Relatório de Controle Interno, previsto no Capítulo II do Decreto n° 772, de 18 de janeiro de 2012, terá periodicidade bimestral e será emitido, por meio do Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal – SIGEF, pelos responsáveis referidos no artigo 1º a partir do primeiro (1º) dia útil após o fechamento no SIGEF.

 

Parágrafo 1º. O fechamento do modulo de Controle Interno do SIGEF para inclusão ou alteração de dados, ocorrerá no décimo terceiro (13º) dia útil do mês subsequente ao do encerramento do bimestre de referência.

 

Parágrafo 2º. O responsável pelo Controle Interno do órgão ou da entidade deverá encaminhar o Relatório de Controle Interno à Diretoria de Contabilidade Geral (DCOG), da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), entre o décimo quarto (14º) e o décimo sexto (16º) dia útil do mês subsequente ao do encerramento do bimestre de referência, com cópia, dentro do mesmo prazo, à Diretoria de Auditoria Geral (DIAG), da SEF.

 

Parágrafo 3º O Relatório de Controle Interno deverá ser elaborado em conformidade com a estrutura prevista no Anexo I, desta Instrução Normativa.

 

Art. 3º...........................................................................................................

 

Parágrafo 1º. O fechamento da conformidade contábil, que deverá subsidiar a análise contábil do Relatório de Controle Interno, ocorrerá mensalmente no décimo (10º) dia útil do mês subseqüente ao de referência.

 

Parágrafo 2. Para fins de elaboração do Relatório de Controle Interno, o responsável pelo controle interno do órgão, fundo ou entidade poderá corroborar ou não as restrições contábeis, inserindo, neste último caso, observação no SIGEF.”

 

Art. 2º O Anexo I da Instrução Normativa DCOG/DIAG nº 001/2012 sofreu alterações em decorrência da nova contabilidade aplicada ao setor público, passando a vigorar conforme exposto no Anexo Único desta Instrução Normativa.

 

Art. 3º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação.

Florianópolis, 24 de julho de 2013.

 

ADRIANO DE SOUZA PEREIRA

AUGUSTO P. PIAZZA

Diretor de Contabilidade Geral

Diretor de Auditoria Geral

 

 

ANEXO ÚNICO DA IN CONJUNTA DCOG/DIAG Nº 01/2013

 

RELATÓRIO DE CONTROLE INTERNO

 

       1 Análise Contábil:

 

1.1 – Demonstrações resumidas da execução orçamentária, financeira e patrimonial:

 

       1.1.1 ‑ Execução orçamentária e financeira: Evidencia a movimentação dos créditos orçamentários e adicionais do exercício, possibilitando o acompanhamento e o controle das despesas autorizadas, empenhadas, liquidadas e pagas, em valores e em percentuais, por grupo de natureza da despesa. Até <o bimestre de referência> a execução orçamentária e financeira foi a seguinte:

 

                            Grupo de Natureza         1 ‑ Dotação Atual      2 ‑ Empenhado          2/1           3 ‑ Liquidado         3/2                  4 ‑ Pago 4/3

 

                            1 ‑ Pessoal e Encargos                                ,00                           ,00        0,00                            ,00         ,00                           ,00  ,00

                            Sociais

                            3 ‑ Outras Despesas                                  ,00                           ,00        0,00                              ,0         ,00                           ,00  ,00

                            Correntes

                              4 – Investimentos                                    ,00                            00        0,00                          0,00       0,00                         0,00 0,00

TOTAL                                     ,00                           ,00        0,00                            ,00       0,00                           ,00 0,00

 

 

       1.1.2 ‑ Execução da receita e da despesa orçamentárias: Espelha as variações de receita e despesa no resultado orçamentário no bimestre e até o bimestre de referência.

 

                                                         Classificação Orçamentária de                       Saldo em                        Saldo em             Variação no

                                                                    Receita e Despesa                           XX/XX/20XX                  XX/XX/20XX                 Período

 

                                                             Receita Orçamentária                                                           0,00                              0,00                        0,00

 

                          1.0.0.0.0.00.00.00      Receitas Correntes                                                                   0,00                              0,00                        0,00

                                   1.6.0.0.0.00.00.00      Receita de Serviços                                                                   0,00                              0,00                        0,00

                                   9.0.0.0.0.00.00.00      Deduções da Receita Corrente                                                 0,00                              0,00                        0,00

                          9.6.0.0.0.00.00.00      Dedução da Receita de Serviços                                               0,00                              0,00                        0,00

 

                                                             Despesa Orçamentária                                                         0,00                              0,00                        0,00

 

                          3.0.0.0.0.00.00.00      Despesas Correntes                                                                 0,00                              0,00                        0,00

                          3.1.0.0.0.00.00.00      Pessoal e Encargos Sociais                                                       0,00                              0,00                        0,00

                          3.3.0.0.0.00.00.00      Outras Despesas Correntes                                                     0,00                              0,00                        0,00

                          4.0.0.0.0.00.00.00      Despesas de Capital                                                                 0,00                              0,00                        0,00

                          4.4.0.0.0.00.00.00     Investimentos                                                                           0,00                              0,00                        0,00

                         

                                                            

                                                    Resultado Orçamentário                                                      0,00                              0,00                        0,00

 

 

 

 

1.1.3 ‑ Execução patrimonial: Espelha as variações nas contas de resultado patrimonial no bimestre e até o bimestre.

 

                                   Conta                                        Título                                            Saldo em                        Saldo em             Variação no

                                 Contábil                                                                                          XX/XX/20XX                  XX/XX/20XX                 Período

 

                          3.0.0.0.0.00.00.00      Variação Patrim. Diminutiva                                                    0,00                              0,00                        0,00

                          3.1.0.0.0.00.00.00      Pessoal e Encargos                                                                   0,00                              0,00                        0,00

                          3.1.1.0.0.00.00.00      Remuneração a Pessoal                                                            0,00                              0,00                        0,00

                          3.1.2.0.0.00.00.00      Encargos Patronais                                                                   0,00                              0,00                        0,00

                          3.1.3.0.0.00.00.00      Benefícios a Pessoal                                                                 0,00                              0,00                        0,00

                          3.3.0.0.0.00.00.00      Uso Bens, Serv. E Cons. Cap. Fixo                                         0,00                              0,00                        0,00

                          3.3.2.0.0.00.00.00      Serviços                                                                                    0,00                              0,00                        0,00

                          3.5.0.0.0.00.00.00      Transf. e Delegações Concedidas                                             0,00                              0,00                        0,00

                          3.5.1.0.0.00.00.00      Transf. Intragovernamentais                                                    0,00                              0,00                        0,00

                          3.7.0.0.0.00.00.00      Tributárias                                                                                0,00                              0,00                        0,00

                          3.7.1.0.0.00.00.00      Imp., Taxas e Cont. Melhoria                                                  0,00                              0,00                        0,00

                          3.7.2.0.0.00.00.00      Contribuições                                                                           0,00                              0,00                        0,00

                          3.9.0.0.0.00.00.00      Outras VPDs                                                                            0,00                              0,00                        0,00

                          3.9.9.0.0.00.00.00      Diversas VPDs                                                                         0,00                              0,00                        0,00

                          4.0.0.0.0.00.00.00      Variação Patrim. Aumentativa                                                 0,00                              0,00                        0,00

                          4.3.0.0.0.00.00.00      Expl. Venda de Bens, Serv. E Dir.                                            0,00                              0,00                        0,00

                          4.3.3.0.0.00.00.00      Expl.Bens,Direit.e Prest.Serv.                                                  0,00                              0,00                        0,00

                          4.5.0.0.0.00.00.00      Transf. e Delegações Recebidas                                               0,00                              0,00                        0,00

                          4.5.1.0.0.00.00.00      Transf. Intra Governamentais                                                  0,00                              0,00                        0,00

                          4.9.0.0.0.00.00.00      Outras VPAs                                                                            0,00                              0,00                        0,00

                          4.9.9.0.0.00.00.00      Diversas VPAs                                                                         0,00                              0,00                        0,00

                                                    Resultado Patrimonial                                                              0,00                              0,00                        0,00

                         

1.1.4 – Saldo patrimonial: Espelha as variações positivas e negativas apresentadas nas contas do ativo e do passivo e no patrimônio líquido até o final do bimestre em referência.

                                    

                                   Conta                                        Título                                            Saldo em                        Saldo em             Variação no

                                 Contábil                                                                                          XX/XX/20XX                  XX/XX/20XX                 Período

 

                          1.0.0.0.0.00.00.00      Ativo                                                                                        0,00                              0,00                        0,00

                          1.1.0.0.0.00.00.00      Ativo Circulante                                                                       0,00                              0,00                        0,00

                          1.1.1.0.0.00.00.00      Caixa e Equiv. De Caixa                                                           0,00                              0,00                        0,00

                          1.1.2.0.0.00.00.00      Créditos a Curto Prazo                                                            0,00                              0,00                        0,00

                          1.1.3.0.0.00.00.00      Demais Créd. Valores C. Prazo                                                0,00                              0,00                        0,00

                          1.1.5.0.0.00.00.00      Estoques                                                                                   0,00                              0,00                        0,00

                          1.2.0.0.0.00.00.00      Ativo Não-Circulante                                                               0,00                              0,00                        0,00

                          1.2.3.0.0.00.00.00      Imobilizado                                                                              0,00                              0,00                        0,00

                          2.0.0.0.0.00.00.00      Passivo e Patrimônio Líquido                                                  0,00                              0,00                        0,00

                          2.1.0.0.0.00.00.00      Passivo Circulante                                                                    0,00                              0,00                        0,00

                          2.1.1.0.0.00.00.00      Obrig.Trab.Prev.Assist.CP                                                      0,00                              0,00                        0,00

                          2.1.3.0.0.00.00.00      Fornecedores/Contas a Pagar CP                                             0,00                              0,00                        0,00

                          2.1.4.0.0.00.00.00      Obrigações Fiscais Curto Prazo                                               0,00                              0,00                        0,00

                          2.1.8.0.0.00.00.00      Demais Obrigações a CP                                                          0,00                              0,00                        0,00

                                                             Patrimônio Líquido                                                                  0,00                              0,00                        0,00

                         

1.1.5 – Notas Explicativas:

 

 

1.1.6 – Obrigações Acessórias:

 

 

1.1.7 – Análise da Execução Orçamentária, Financeira e Patrimonial:

                                      

1.2 Conformidade Diária: consiste na verificação dos principais documentos emitidos pelo SIGEF, com periodicidade diária, devendo compreender aspectos relacionados à extensão e qualidade da documentação suporte, à observância das leis e normas concernentes ao caso, como também ao correto registro contábil do documento correspondente.

 

1.2.1 Quadro Geral:

 

No Bimestre

Quantitativo

Documentos sem Conformidade

9999999

Documentos com Conformidade – Sem Restrição

9999999

Documentos com Conformidade – Com Restrição

9999999

Documentos com Conformidade – Restrição Liberada

9999999

 

 

Até o Bimestre

Quantitativo

Documentos sem Conformidade

9999999

Documentos com Conformidade – Sem Restrição

9999999

Documentos com Conformidade – Com Restrição

9999999

Documentos com Conformidade – Restrição Liberada

9999999

 

 

Percentual de Documentos com Verificação de Conformidade Até o Bimestre

% de 99999

Nota de Lançamento – NL

99,01% de 99999

Nota de Empenho – NE

99,01% de 99999

Descentralização de Crédito - DC

99,01% de 99999

Preparação de Pagamento – PP

99,01% de 99999

 

 

                                     1.2.2 – Restrições Registradas: Com base em documentos contábeis, financeiros e orçamentários analisados no bimestre foram registradas as seguintes restrições: 

 

                                                                                        Tipo de Restrição1

 

Data Referência

Número / Tipo de Documento

Valor

C.N.P.J/C.P.F/U.G/I.G

 

 

 

 

                                                                                       

1.2.3 – Restrições Liberadas: Com relação às restrições anteriormente registradas foram liberadas as seguintes restrições, por ocasião das providências e justificativas listadas abaixo:

                                    

                                     Tipo de Restrição1

                                    

Data Referência

Número / Tipo de Documento

Valor

C.N.P.J/C.P.F/U.G/I.G

Cód./Descrição da Providência Adotada

 

 

 

 

 

 

                                    

1.3 – Outras informações ou restrições contábeis:

 

2 Análise Administrativa:

 

2.1 Processos Licitatórios e Compras: Compreende a análise circunstanciada dos atos e fatos administrativos relacionados a aquisições de bens e materiais, como também a contratações para prestação de serviços de pessoas físicas ou jurídicas.

 

Código/Grupo de Restrição1

 

2.1.1 Restrições registradas:

 

Tipo de Restrição2

                                    

Restrição nº

Campo 13

Campo 23

Campo 33

Campo 43

 

 

 

 

 

 

2.1.2 Restrições liberadas:

 

Tipo de Restrição2

                                    

Restrição nº

Campo 13

Campo 23

Campo 33

Campo 43

 

 

 

 

 

 

2.2 Gestão de Pessoas: Compreende a análise circunstanciada dos atos e fatos administrativos relacionados ao ingresso e movimentação de pessoas, pagamento de vencimentos e vantagens, concessão de benefícios e outros controles inerentes à administração de pessoal.

 

Código/Grupo de Restrição1

 

2.2.1 Restrições registradas:

 

Tipo de Restrição2

                                    

Restrição nº

Campo 13

Campo 23

Campo 33

Campo 43

 

 

 

 

 

 

 

2.2.2 Restrições liberadas:

 

Tipo de Restrição2

                                    

Restrição nº

Campo 13

Campo 23

Campo 33

Campo 43

 

 

 

 

 

 

2.3 Gestão Patrimonial: Compreende a análise circunstanciada dos atos e fatos administrativos relacionados à administração de bens e materiais em almoxarifado e ao controle dos bens móveis, inclusive veículos, e bens imóveis.

 

Código/Grupo de Restrição1

 

2.3.1 Restrições registradas:

 

Tipo de Restrição2

                                    

Restrição nº

Campo 13

Campo 23

Campo 33

Campo 43

 

 

 

 

 

 

2.3.2 Restrições liberadas:

 

Tipo de Restrição2

                                    

Restrição nº

Campo 13

Campo 23

Campo 33

Campo 43

 

 

 

 

 

 

2.4 Despesas de Custeio: Compreende a análise circunstanciada dos atos e fatos administrativos relacionadas aos controles de despesas de custeio, tais como: energia elétrica, água e esgoto, telefone e correios.

 

Código/Grupo de Restrição1

 

2.4.1 Restrições registradas:

 

Tipo de Restrição2

                                    

Restrição nº

Campo 13

Campo 23

Campo 33

Campo 43

 

 

 

 

 

 

2.4.2 Restrições liberadas:

 

Tipo de Restrição2

                                    

Restrição nº

Campo 13

Campo 23

Campo 33

Campo 43

 

 

 

 

 

 

 

2.5 Transferência de Recursos: Compreende a análise circunstanciada dos atos e fatos administrativos relacionadas às transferências voluntárias e adiantamentos.

 

Código/Grupo de Restrição1

 

2.5.1 Restrições registradas:

 

Tipo de Restrição2

                                    

Restrição nº

Campo 13

Campo 23

Campo 33

Campo 43

 

 

 

 

 

 

2.5.2 Restrições liberadas:

 

Tipo de Restrição2

                                    

Restrição nº

Campo 13

Campo 23

Campo 33

Campo 43

 

 

 

 

 

 

2.6 Outras informações ou restrições administrativas:

 

 

3 Restrições Pendentes de Bimestres Anteriores:

 

 

3.1 Restrições Contábeis Pendentes:

 

Número/Tipo de Documento

Bimestre

Cód. Grupo Restrição

Cód. Tipo de Restrição

Tipo de Restrição

Valor

 

 

 

 

 

 

 

 

3.2 Restrições Administrativas Pendentes:

 

Restrição nº

Bimestre

Cód. Grupo de Restrição

Cód. Tipo de Restrição

Tipo de Restrição

Valor

 

 

 

 

 

 

 

 

       Florianópolis, ____ de _________________ de 20___.

 

 

                                     < Nome do Responsável pelo Controle Interno da UG>

                                                              Matrícula 999.999-9

 

           


1 Grupos de restrição: são subdivisões das áreas da análise administrativa do RCI: processos licitatórios e compras, gestão de pessoas, gestão patrimonial, despesas de custeio e transferência de recursos. Esses grupos serão previamente cadastrados pela Diretoria de Auditoria Geral da Secretaria da Fazenda – DIAG/SEF.

2 Tipos de restrição: são irregularidades ou impropriedades verificadas na análise de cada área administrativa. Cada tipo de restrição se relaciona com somente um grupo de restrição e, igualmente, será cadastrada pela Diretoria de Auditoria Geral da Secretaria da Fazenda – DIAG/SEF.

3 Campos: estão relacionados diretamente com o tipo de restrição selecionado. Para cada tipo de restrição haverá um ou mais campos de preenchimento obrigatório pelo responsável pelo controle interno do órgão, fundo ou entidade.