INSTRUÇÃO NORMATIVA SEF Nº 001,
de 24 de julho de 2013
Altera dispositivos da Instrução Normativa
DCOG/DIAG nº 01/2012.
Os Diretores de Contabilidade Geral e de Auditoria Geral da
Secretaria de Estado da Fazenda, na qualidade de dirigentes dos núcleos técnicos
do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo, conforme disposto no caput
do art. 150 da Lei Complementar nº 381, de 07 de maio de 2007, e no uso das
atribuições que lhes foram conferidas pelo parágrafo 2º do art. 5º e parágrafo
único do art. 6º do Decreto nº 2.056, de 20 de janeiro de 2009;
R E S O L V E M:
Art. 1º A Instrução Normativa DCOG/DIAG nº 01, de 16
de abril de 2012, passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 2º O Relatório de Controle Interno, previsto no
Capítulo II do Decreto n° 772,
de 18 de janeiro de 2012, terá periodicidade
bimestral e será emitido, por meio do Sistema Integrado de Planejamento e
Gestão Fiscal – SIGEF, pelos responsáveis referidos no artigo 1º a partir do
primeiro (1º) dia útil após o fechamento no SIGEF.
Parágrafo 1º. O fechamento do modulo de Controle
Interno do SIGEF para inclusão ou alteração de dados, ocorrerá no décimo
terceiro (13º) dia útil do mês subsequente ao do encerramento do bimestre de
referência.
Parágrafo 2º. O responsável pelo Controle Interno do órgão ou da entidade deverá encaminhar o Relatório de Controle Interno à Diretoria de Contabilidade Geral (DCOG), da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), entre o décimo quarto (14º) e o décimo sexto (16º) dia útil do mês subsequente ao do encerramento do bimestre de referência, com cópia, dentro do mesmo prazo, à Diretoria de Auditoria Geral (DIAG), da SEF.
Parágrafo
3º O Relatório de Controle Interno deverá ser elaborado em conformidade com a
estrutura prevista no Anexo I, desta Instrução Normativa.
Art.
3º...........................................................................................................
Parágrafo 1º. O fechamento da conformidade contábil,
que deverá subsidiar a análise contábil do Relatório de Controle Interno, ocorrerá
mensalmente no décimo (10º) dia útil do mês subseqüente ao de referência.
Parágrafo 2. Para fins de elaboração do Relatório de Controle Interno, o responsável pelo controle interno do órgão, fundo ou entidade poderá corroborar ou não as restrições contábeis, inserindo, neste último caso, observação no SIGEF.”
Art. 2º O Anexo I da
Instrução Normativa DCOG/DIAG nº 001/2012 sofreu alterações em decorrência da
nova contabilidade aplicada ao setor público, passando a vigorar conforme
exposto no Anexo Único desta Instrução Normativa.
Art. 3º Esta
Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação.
Florianópolis, 24 de julho de 2013.
ADRIANO DE SOUZA PEREIRA |
AUGUSTO P. PIAZZA |
Diretor de Contabilidade Geral |
Diretor de Auditoria Geral |
ANEXO ÚNICO DA IN CONJUNTA DCOG/DIAG Nº 01/2013
RELATÓRIO DE CONTROLE INTERNO
1 Análise Contábil:
1.1 – Demonstrações resumidas da execução
orçamentária, financeira e patrimonial:
1.1.1 ‑ Execução orçamentária e financeira: Evidencia a movimentação dos créditos
orçamentários e adicionais do exercício, possibilitando o acompanhamento e o
controle das despesas autorizadas, empenhadas, liquidadas e pagas, em valores e
em percentuais, por grupo de natureza da despesa. Até <o bimestre de
referência> a execução orçamentária e financeira foi a seguinte:
Grupo de Natureza 1 ‑ Dotação Atual 2
‑ Empenhado 2/1 3 ‑ Liquidado 3/2 4
‑ Pago 4/3
1 ‑ Pessoal e Encargos ,00 ,00 0,00 ,00 ,00 ,00 ,00
Sociais
3 ‑ Outras Despesas ,00 ,00 0,00 ,0 ,00 ,00 ,00
Correntes
4 – Investimentos ,00 00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00
TOTAL ,00 ,00 0,00 ,00 0,00 ,00 0,00
1.1.2 ‑ Execução da receita e da despesa orçamentárias: Espelha as variações de receita e despesa
no resultado orçamentário no bimestre e até o bimestre de referência.
Classificação Orçamentária de Saldo em Saldo em Variação no
Receita e Despesa XX/XX/20XX XX/XX/20XX Período
Receita Orçamentária 0,00 0,00 0,00
1.0.0.0.0.00.00.00 Receitas Correntes 0,00 0,00 0,00
1.6.0.0.0.00.00.00 Receita
de Serviços 0,00 0,00 0,00
9.0.0.0.0.00.00.00 Deduções
da Receita Corrente 0,00 0,00 0,00
9.6.0.0.0.00.00.00 Dedução da Receita de Serviços 0,00 0,00 0,00
Despesa Orçamentária 0,00 0,00 0,00
3.0.0.0.0.00.00.00 Despesas Correntes 0,00 0,00 0,00
3.1.0.0.0.00.00.00 Pessoal e Encargos Sociais 0,00 0,00 0,00
3.3.0.0.0.00.00.00 Outras Despesas Correntes 0,00 0,00 0,00
4.0.0.0.0.00.00.00 Despesas de Capital 0,00 0,00 0,00
4.4.0.0.0.00.00.00 Investimentos 0,00 0,00 0,00
Resultado Orçamentário 0,00 0,00 0,00
1.1.3 ‑ Execução patrimonial: Espelha as variações nas contas de
resultado patrimonial no bimestre e até o bimestre.
Conta Título Saldo
em Saldo em Variação no
Contábil XX/XX/20XX XX/XX/20XX Período
3.0.0.0.0.00.00.00 Variação Patrim. Diminutiva 0,00 0,00 0,00
3.1.0.0.0.00.00.00 Pessoal e Encargos 0,00 0,00 0,00
3.1.1.0.0.00.00.00 Remuneração a Pessoal 0,00 0,00 0,00
3.1.2.0.0.00.00.00 Encargos Patronais 0,00 0,00 0,00
3.1.3.0.0.00.00.00 Benefícios a Pessoal 0,00 0,00 0,00
3.3.0.0.0.00.00.00 Uso Bens, Serv. E Cons. Cap. Fixo 0,00 0,00 0,00
3.3.2.0.0.00.00.00 Serviços 0,00 0,00 0,00
3.5.0.0.0.00.00.00 Transf. e Delegações Concedidas 0,00 0,00 0,00
3.5.1.0.0.00.00.00 Transf. Intragovernamentais 0,00 0,00 0,00
3.7.0.0.0.00.00.00 Tributárias 0,00 0,00 0,00
3.7.1.0.0.00.00.00 Imp., Taxas e Cont. Melhoria 0,00 0,00 0,00
3.7.2.0.0.00.00.00 Contribuições 0,00 0,00 0,00
3.9.0.0.0.00.00.00 Outras VPDs 0,00 0,00 0,00
3.9.9.0.0.00.00.00 Diversas VPDs 0,00 0,00 0,00
4.0.0.0.0.00.00.00 Variação Patrim. Aumentativa 0,00 0,00 0,00
4.3.0.0.0.00.00.00 Expl. Venda de Bens, Serv. E Dir. 0,00 0,00 0,00
4.3.3.0.0.00.00.00 Expl.Bens,Direit.e Prest.Serv. 0,00 0,00 0,00
4.5.0.0.0.00.00.00 Transf. e Delegações Recebidas 0,00 0,00 0,00
4.5.1.0.0.00.00.00 Transf. Intra Governamentais 0,00 0,00 0,00
4.9.0.0.0.00.00.00 Outras VPAs 0,00 0,00 0,00
4.9.9.0.0.00.00.00 Diversas VPAs 0,00 0,00 0,00
Resultado Patrimonial 0,00 0,00 0,00
1.1.4 – Saldo patrimonial: Espelha as variações positivas e negativas
apresentadas nas contas do ativo e do passivo e no patrimônio líquido até o
final do bimestre em referência.
Conta Título Saldo
em Saldo em Variação no
Contábil XX/XX/20XX XX/XX/20XX Período
1.0.0.0.0.00.00.00 Ativo 0,00 0,00 0,00
1.1.0.0.0.00.00.00 Ativo Circulante 0,00 0,00 0,00
1.1.1.0.0.00.00.00 Caixa e Equiv. De Caixa 0,00 0,00 0,00
1.1.2.0.0.00.00.00 Créditos a Curto Prazo 0,00 0,00 0,00
1.1.3.0.0.00.00.00 Demais Créd. Valores C. Prazo 0,00 0,00 0,00
1.1.5.0.0.00.00.00 Estoques 0,00 0,00 0,00
1.2.0.0.0.00.00.00 Ativo Não-Circulante 0,00 0,00 0,00
1.2.3.0.0.00.00.00 Imobilizado 0,00 0,00 0,00
2.0.0.0.0.00.00.00 Passivo e Patrimônio Líquido 0,00 0,00 0,00
2.1.0.0.0.00.00.00 Passivo Circulante 0,00 0,00 0,00
2.1.1.0.0.00.00.00 Obrig.Trab.Prev.Assist.CP 0,00 0,00 0,00
2.1.3.0.0.00.00.00 Fornecedores/Contas a Pagar CP 0,00 0,00 0,00
2.1.4.0.0.00.00.00 Obrigações Fiscais Curto Prazo 0,00 0,00 0,00
2.1.8.0.0.00.00.00 Demais Obrigações a CP 0,00 0,00 0,00
Patrimônio
Líquido 0,00 0,00 0,00
1.1.5 – Notas Explicativas:
1.1.6 – Obrigações Acessórias:
1.1.7 – Análise da Execução Orçamentária,
Financeira e Patrimonial:
1.2 Conformidade Diária: consiste na verificação dos principais documentos
emitidos pelo SIGEF, com periodicidade diária, devendo compreender aspectos
relacionados à extensão e qualidade da documentação suporte, à observância das
leis e normas concernentes ao caso, como também ao correto registro contábil do
documento correspondente.
1.2.1
Quadro Geral:
No Bimestre |
Quantitativo |
Documentos sem
Conformidade |
9999999 |
Documentos com
Conformidade – Sem Restrição |
9999999 |
Documentos com
Conformidade – Com Restrição |
9999999 |
Documentos com
Conformidade – Restrição Liberada |
9999999 |
|
|
Até o Bimestre |
Quantitativo |
Documentos sem
Conformidade |
9999999 |
Documentos com
Conformidade – Sem Restrição |
9999999 |
Documentos com
Conformidade – Com Restrição |
9999999 |
Documentos com
Conformidade – Restrição Liberada |
9999999 |
|
|
Percentual de Documentos com Verificação de
Conformidade Até o Bimestre |
% de 99999 |
Nota de Lançamento
– NL |
99,01% de 99999 |
Nota de Empenho –
NE |
99,01% de 99999 |
Descentralização
de Crédito - DC |
99,01% de 99999 |
Preparação de
Pagamento – PP |
99,01% de 99999 |
1.2.2 – Restrições
Registradas: Com base em
documentos contábeis, financeiros e orçamentários analisados no bimestre foram
registradas as seguintes restrições:
Tipo de Restrição1
Data Referência |
Número / Tipo de Documento |
Valor |
C.N.P.J/C.P.F/U.G/I.G |
|
|
|
|
1.2.3 – Restrições Liberadas: Com relação às restrições anteriormente
registradas foram liberadas as seguintes restrições, por ocasião das
providências e justificativas listadas abaixo:
Tipo
de Restrição1
Data Referência |
Número / Tipo de Documento |
Valor |
C.N.P.J/C.P.F/U.G/I.G |
Cód./Descrição
da Providência Adotada |
|
|
|
|
|
1.3
– Outras informações ou restrições contábeis:
2 Análise Administrativa:
2.1 Processos
Licitatórios e Compras: Compreende a
análise circunstanciada dos atos e fatos administrativos relacionados a
aquisições de bens e materiais, como também a contratações para prestação de
serviços de pessoas físicas ou jurídicas.
Código/Grupo
de Restrição1
2.1.1
Restrições registradas:
Tipo de Restrição2
Restrição nº |
Campo 13 |
Campo 23 |
Campo 33 |
Campo 43 |
|
|
|
|
|
2.1.2
Restrições liberadas:
Tipo de Restrição2
Restrição nº |
Campo 13 |
Campo 23 |
Campo 33 |
Campo 43 |
|
|
|
|
|
2.2 Gestão de
Pessoas: Compreende a análise
circunstanciada dos atos e fatos administrativos relacionados ao ingresso e
movimentação de pessoas, pagamento de vencimentos e vantagens, concessão de
benefícios e outros controles inerentes à administração de pessoal.
Código/Grupo
de Restrição1
2.2.1
Restrições registradas:
Tipo de Restrição2
Restrição nº |
Campo 13 |
Campo 23 |
Campo 33 |
Campo 43 |
|
|
|
|
|
2.2.2
Restrições liberadas:
Tipo de Restrição2
Restrição nº |
Campo 13 |
Campo 23 |
Campo 33 |
Campo 43 |
|
|
|
|
|
2.3 Gestão Patrimonial: Compreende a análise circunstanciada dos atos e fatos administrativos relacionados à administração de bens e materiais em almoxarifado e ao controle dos bens móveis, inclusive veículos, e bens imóveis.
Código/Grupo
de Restrição1
2.3.1
Restrições registradas:
Tipo de Restrição2
Restrição nº |
Campo 13 |
Campo 23 |
Campo 33 |
Campo 43 |
|
|
|
|
|
2.3.2
Restrições liberadas:
Tipo de Restrição2
Restrição nº |
Campo 13 |
Campo 23 |
Campo 33 |
Campo 43 |
|
|
|
|
|
2.4 Despesas
de Custeio: Compreende a análise
circunstanciada dos atos e fatos administrativos relacionadas aos controles de
despesas de custeio, tais como: energia elétrica, água e esgoto, telefone e
correios.
Código/Grupo
de Restrição1
2.4.1
Restrições registradas:
Tipo de Restrição2
Restrição nº |
Campo 13 |
Campo 23 |
Campo 33 |
Campo 43 |
|
|
|
|
|
2.4.2
Restrições liberadas:
Tipo de Restrição2
Restrição nº |
Campo 13 |
Campo 23 |
Campo 33 |
Campo 43 |
|
|
|
|
|
2.5
Transferência de Recursos: Compreende
a análise circunstanciada dos atos e fatos administrativos relacionadas às
transferências voluntárias e adiantamentos.
Código/Grupo
de Restrição1
2.5.1
Restrições registradas:
Tipo de Restrição2
Restrição nº |
Campo 13 |
Campo 23 |
Campo 33 |
Campo 43 |
|
|
|
|
|
2.5.2
Restrições liberadas:
Tipo de Restrição2
Restrição nº |
Campo 13 |
Campo 23 |
Campo 33 |
Campo 43 |
|
|
|
|
|
2.6 Outras informações ou restrições administrativas:
3 Restrições Pendentes de Bimestres Anteriores:
3.1 Restrições Contábeis Pendentes:
Número/Tipo de Documento |
Bimestre |
Cód. Grupo Restrição |
Cód. Tipo de Restrição |
Tipo de Restrição |
Valor |
|
|
|
|
|
|
3.2 Restrições Administrativas Pendentes:
Restrição nº |
Bimestre |
Cód. Grupo de Restrição |
Cód. Tipo de Restrição |
Tipo de Restrição |
Valor |
|
|
|
|
|
|
Florianópolis, ____ de _________________ de
20___.
< Nome do Responsável pelo
Controle Interno da UG>
Matrícula
999.999-9
1 Grupos de
restrição: são subdivisões das áreas
da análise administrativa do RCI: processos licitatórios e compras, gestão de
pessoas, gestão patrimonial, despesas de custeio e transferência de recursos.
Esses grupos serão previamente cadastrados pela Diretoria de Auditoria Geral da
Secretaria da Fazenda – DIAG/SEF.
2 Tipos de
restrição: são irregularidades ou
impropriedades verificadas na análise de cada área administrativa. Cada tipo de
restrição se relaciona com somente um grupo de restrição e, igualmente, será
cadastrada pela Diretoria de Auditoria Geral da Secretaria da Fazenda –
DIAG/SEF.
3 Campos: estão relacionados diretamente com o tipo de restrição selecionado. Para cada tipo de restrição haverá um ou mais campos de preenchimento obrigatório pelo responsável pelo controle interno do órgão, fundo ou entidade.