DECRETO No 4.933, de 1° de dezembro de 2006

 

Dispõe sobre a avaliação de desempenho dos servidores nomeados para o exercício de cargo de provimento efetivo, da Carreira de Professor de Ensino Superior, do  Quadro de Pessoal da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e estabelece outras providências.

 

O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA, usando da competência privativa que lhe confere o art. 71, incisos I e III, da Constituição do Estado, e, de acordo com a Emenda Constitucional no 19, de 5 de junho de 1998 , art. 6o e a Lei no 6.745, de 28 de dezembro de 1985, 

 

D E C R E T A :

 

Art. 1o O Professor de Ensino Superior, nomeado para cargo de provimento efetivo, por intermédio de concurso público na Universidade do Estado de Santa Catarina, fica sujeito a Estágio Probatório, por período determinado de 3 (três) anos, com o objetivo de apurar o preenchimento dos requisitos necessários à confirmação no cargo para o qual foi nomeado.

 

Art. 2o A cada semestre, o Professor em estágio probatório ficará submetido a um processo de avaliação de desempenho, perfazendo um total de 6 (seis) avaliações, tendo como início do período o semestre da data de posse.

 

Art. 3o Será objeto da avaliação de desempenho a aptidão e capacidade do docente, para que se torne estável no cargo, devendo ser observados a assiduidade, disciplina, ética docente, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade, previstos nos seguintes requisitos:

 

I – idoneidade moral;

II – assiduidade e pontualidade;

III – disciplina;

IV – eficiência.

 

Art. 4o A operacionalização dos procedimentos referentes às avaliações de desempenho, será acompanhada por Comissão Especial de Avaliação de Desempenho, auxiliada por Subcomissões específicas instituídas nos diversos Centros.

 

Art. 5o O processo de avaliação incluirá os seguintes instrumentos:

 

I – memorial descritivo das atividades desenvolvidas constantes do Plano de Trabalho Individual;

II – questionário de avaliação das atividades de ensino de graduação e/ou pós-graduação pela ótica discente, conforme modelo apresentado no Anexo 1, deste Decreto, a ser aplicado na(s) turma(s) em que o professor estiver atuando;

III – avaliação das atividades de pesquisa conforme modelo apresentado no Anexo 2; de extensão, conforme modelo apresentado no Anexo 3 e de administração, conforme modelo apresentado no Anexo 4, todos integrantes deste Decreto.

 

Art. 6o A aplicação do questionário de avaliação constante do Anexo 1 será feita semestralmente, sob a coordenação da Subcomissão Especial de Avaliação de Desempenho do Centro e pela sua respectiva Direção de Ensino, dentro do prazo de 90 (noventa) dias após o início do semestre.

 

Art. 7o O preenchimento do questionário de avaliação, quando pertinente, constante do Anexo 2 e 3, e 4, será feito pelas Direções de Pesquisa (Anexo 2); de Extensão (Anexo 3) e Chefia de Departamento (Anexo 4) do Curso de lotação do docente e logo após encerrado cada semestre letivo, devendo os mesmos serem encaminhados à Subcomissão.

 

Art. 8o O processo de avaliação de desempenho deverá ser concluído no prazo de 30 (trinta) dias após o término do semestre avaliado, constando avaliação das atividades desenvolvidas no memorial descritivo e nos instrumentos constantes do Anexo 1 e, quando pertinente, nos Anexos 2 e 3, e 4 e servirá de subsídio para todo o processo de avaliação docente, a ser apresentado em forma de Relatório Final, elaborado pela Subcomissão e encaminhado à Comissão Especial de Avaliação de Desempenho.

 

§ 1o O Professor avaliado tomará ciência de sua avaliação mediante a aposição de sua assinatura no resumo do Anexo 1, no Anexo 4 e nos demais Anexos se for o caso, assegurando-se-lhe, no prazo de 10 (dez) dias úteis, ampla manifestação, e se for o caso, defesa.

 

§ 2o A Subcomissão encaminhará, semestralmente, à Comissão Especial de Avaliação de Desempenho, relatório resumido das avaliações efetuadas.

 

Art. 9o O Professor, que nas avaliações realizadas pelo instrumento de avaliação das atividades de ensino de graduação e/ou de pós-graduação pela ótica do discente (Anexo 1) e ao instrumento de avaliação das atividades administrativas   (Anexo 4), obtiver em 3 (três) avaliações consecutivas ou não, em cada modalidade, conceito “C - regular”, terá o processo de acompanhamento de desempenho encerrado, propondo-se, pela Subcomissão, a sua  exoneração.

 

Art. 10. Quando o professor obtiver conceito “D – ruim” em 2 (duas) avaliações consecutivas ou não, em qualquer um dos instrumentos avaliativos constantes dos Anexos 1, 2, 3 e 4, deverá a Subcomissão concluir o processo de acompanhamento da avaliação de desempenho, propondo a exoneração do professor.

 

Art. 11. O Relatório Final da Subcomissão, sobre a avaliação do desempenho do docente em Estágio Probatório, será encaminhado à Direção Geral do Centro, e desta, à Comissão Especial de Avaliação de Desempenho, que o submeterá à homologação do Reitor.

 

Art. 12. O Professor em estágio probatório que, na data da publicação do presente Decreto, ainda não tiver sido avaliado ou tiver avaliações a serem efetivadas, independentemente do interstício que falta para completar o período de estágio probatório, será submetido às avaliações nos termos ora estabelecidos, ficando convalidadas as avaliações já efetivadas.

 

Art. 13. Para os casos não previstos neste Decreto, serão observados as normas e procedimentos já regulamentados por intermédio das legislações em vigor, que tratam de estágio probatório e avaliação de desempenho.

 

Art. 14. Este Decreto entra em vigor nesta data, revogadas as disposições em contrário.

 

Florianópolis, 1° de dezembro de 2006.

 

EDUARDO PINHO MOREIRA

Governador do Estado

 

Anexo 1

 

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CARATINA – UDESC

ESTÁGIO PROBATÓRIO DE DOCENTES DA UDESC

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO E DE PÓS-GRADUAÇÃO (PELA ÓTICA DO DISCENTE)

 

Dados de identificação

Centro: _________________________________________________________

Curso: __________________________________________________________

Departamento: ___________________________________________________

Fase/semestre:   __________________________________________________

Disciplina:  ________________________________________________________

Turma: ___________________________________________________________

Nome do Professor: _________________________________________________

 

Prezado(a) Aluno(a),

 

Assinale com um X a opção que julgar conveniente quanto ao desempenho do Professor

 

INDICADORES

A

B

C

D

 

Pontualidade: Inicia e termina a aula no horário previsto

 

 

 

 

 

Assiduidade: comparece às aulas

 

 

 

 

 

Assiduidade: disponibiliza atendimento extra-classe e cumpre horário

 

 

 

 

 

Domínio do conteúdo: demonstra conhecimento e habilidade para expor os conteúdos da disciplina, mostra segurança no conteúdo

 

 

 

 

 

Domínio do conteúdo: responde claramente às questões formuladas

 

 

 

 

 

Clareza e objetividade na exposição: demonstra planejamento das aulas; articula teoria e prática; formula questões de natureza exploratória e busca alternativas para facilitar a aprendizagem

 

 

 

 

 

Clareza e objetividade na exposição: apresenta boa dicção, comunicação, postura; fala bem; se faz entender

 

 

 

 

 

Organização da disciplina: expõe claramente o programa no início do semestre; relaciona bibliografia a ser consultada; cumpre o programa ao longo do semestre

 

 

 

 

 

Organização da disciplina: Utiliza novas metodologias

 

 

 

 

 

Organização da disciplina: alterna dinâmicas de aulas

 

 

 

 

 

Relacionamento: apresenta cordialidade dentro e fora da sala de aula; demonstra atenção com os alunos e estabelece um bom relacionamento com os alunos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Avaliação da aprendizagem:

a) estimula a aprendizagem dos alunos; define e orienta claramente os critérios de avaliação e os trabalhos/atividades a serem realizados

 

 

 

 

 

Avaliação da aprendizagem:

b) identifica as dificuldades na aprendizagem dos alunos e orienta-os em suas dificuldades e utiliza instrumentos de avaliação condizentes com o programa e os conteúdos da disciplina

 

 

 

 

 

Avaliação da aprendizagem:

c) divulga os resultados das avaliações em tempo hábil e realiza com os alunos análise dos resultados das avaliações

 

 

 

 

 

TOTAL

 

 

 

 

 

 

Observações para o cálculo:

         1) o instrumento de avaliação das atividades de ensino de graduação e de pós-

          graduação vale 140 pontos. Para se aferir os pontos a serem obtidos pelo

          avaliado considera-se inicialmente o Quadro 1:

 

QUADRO 1

 

CONCEITO

PADRÃO DE NOTA

TOTAL DOS CONCEITOS

 

TOTAL DE PONTOS

(multiplicado pelo padrão de nota correspondente)

 

A – MUITO BOM

10

 

 

 

B - BOM

8

 

 

 

C - REGULAR

6

 

 

 

D - RUIM

5 - 0

 

 

 

TOTAL

 

 

 

 

 

2) Após efetuada a pontuação referente ao Quadro 1 deverá se recorrer ao Quadro 2 para obter a correlação equivalente ao conceito final.

 

 

 

 

 

 

 

 

QUADRO 2

 

TOTAL DE PONTOS

CONCEITO FINAL

 

140 - 120

A – MUITO BOM

 

119 - 100

B - BOM

 

99 - 70

C - REGULAR

 

69 - 0

D - RUIM

 

 

A aplicação será feita semestralmente sob a coordenação da Sub - Comissão de Avaliação Especial do Centro e pela Direção de Ensino do Centro.

 

 

Anexo 2

 

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC

ESTÁGIO PROBATÓRIO DE DOCENTES DA UDESC

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DE PESQUISA –

Professor Graduação e Pós - graduação

 

 

 

Dados de identificação

 

Centro: ___________________________________________________________

Departamento:_____________________________________________________

Título do Projeto: ____________________________________________________

Carga Horária (atividades de pesquisa): __________________________________

Nome do Professor: __________________________________________________

 

Prezados Professores

Diretor(a) de Pesquisa

 

  • Apenas se o docente alocar carga horária ou participar de projetos/atividades de pesquisa

 

INSTRUMENTO A

INDICADORES

 

A

B

C

D

 

Planejamento das atividades

 

 

 

 

 

Inserção na política de pesquisa da UDESC

 

 

 

 

 

Vinculação com disciplina de graduação

 

 

 

 

 

Vinculação com disciplina de pós- graduação

 

 

 

 

 

Vinculação com áreas potenciais para a criação de cursos de pós-graduação “stricto sensu”

 

 

 

 

 

Vínculo com as áreas temáticas e linhas de pesquisa do centro

 

 

 

 

 

Vínculo com grupo de pesquisa

 

 

 

 

 

Cumprimento dos prazos e dos editais de pesquisa

 

 

 

 

 

Pesquisa básica, aplicada ou de desenvolvimento experimental

 

 

 

 

 

Relevância social, ambiental, artística, cultural, científica e/ou econômica.

 

 

 

 

 

Integração com as atividades de ensino e extensão

 

 

 

 

 

Divulgação do Curso, Centro e Instituição

 

 

 

 

 

Compatibilidade entre os recursos solicitados e às exigências da atividade

 

 

 

 

 

Relatórios das atividades desenvolvidas (preenchimento e cumprimento de prazo)

 

 

 

 

 

Publicação dos resultados das pesquisas

 

 

 

 

 

Total

 

 

 

 

 

Observações para o cálculo:

1)      A avaliação da pesquisa constará de dois instrumentos – instrumento A e instrumento B.

2)      O instrumento A vale 150 pontos. O instrumento B vale 50 pontos.

3)  Para se aferir os pontos a serem obtidos pelo avaliado, no instrumento A, considera-se  inicialmente o Quadro 1:

 

QUADRO 1

 

CONCEITO

PADRÃO DE NOTA

TOTAL DOS CONCEITOS

 

TOTAL DE PONTOS

(multiplicado pelo padrão de nota correspondente)

 

A – MUITO BOM

10

 

 

 

B – BOM

8

 

 

 

C – REGULAR

6

 

 

 

D – RUIM

5 – 0

 

 

 

TOTAL

 

 

 

 

 

4) Após efetuada a pontuação referente ao Quadro 1 deverá se recorrer ao Quadro 2 para obter a correlação equivalente ao conceito final do instrumento A.

 

QUADRO 2

 

TOTAL DE PONTOS

CONCEITO FINAL

 

150 - 130

A – MUITO BOM

 

129 - 100

B - BOM

 

99 – 75

C - REGULAR

 

74 - 0

D - RUIM

 

A aplicação do instrumento A será feita semestralmente sob a coordenação da Sub - Comissão de Avaliação Especial do Centro e pela Direção de Pesquisa do Centro.

 

 

 

 

INSTRUMENTO B - OUTRAS ATIVIDADES que mostram envolvimento com pesquisa.

ATIVIDADE

NATUREZA
QTIDADE

 

PONTOS

TOTAL

EM ANDAMENTO

Bolsista de Iniciação científica

 

 

1/aluno

 

Orientação de trabalho de final de curso – TCC/Banca

 

 

1/aluno

 

Orientação de trabalho final de curso de especialização-Monografia

 

 

1/aluno

 

Orientação de dissertação de Mestrado

Orientador

 

2/aluno

 

Co-Orientador

 

1/aluno

 

Orientação de tese de Doutorado

Orientador

 

2/aluno

 

Co-Orientador

 

1/aluno

 

Supervisão em programa de residência

 

 

2/turma

 

Outras orientações

(bolsista PET; monitor; Bolsista de trabalho; estudante estrangeiro de instituição conveniada; supervisão de estágio extra curricular)

 

 

 

 

 

CONCLUÍDAS

Bolsista de Iniciação científica

 

 

1/aluno

 

Orientação de trabalho final de curso de graduação – TCC/Banca

 

 

1/aluno

 

Orientação de trabalho final de Curso de Especialização-Monografia

 

 

1/aluno

 

Orientação de dissertação de Mestrado

Orientador

 

4/aluno

 

Co-Orientador

 

 

2/aluno

 

Orientação de Tese de Doutorado

Orientador

 

6/aluno

 

Co-Orientador

 

3/aluno

 

 

Outras  orientações

(bolsista PET; monitor; Bolsista de trabalho; estudante estrangeiro de instituição conveniada; supervisão de estágio extra curricular)

 

1/aluno

 

Participação em bancas

Defesa de dissertação

 

2/aluno

 

 

Defesa de tese

 

3/aluno

 

 

Exame de qualificação de mestrado ou doutorado

 

1/aluno

 

 

Concursos para docentes

 

1/concurso

 

 

Outros

 

1/seleção

 

TOTAL

Observações para o cálculo:

1) O instrumento B vale 50 pontos.

2)  Para se aferir os pontos a serem obtidos pelo avaliado, no instrumento B, considera-se  inicialmente o Quadro 1:

 

QUADRO 1

 

CONCEITO

PADRÃO DE NOTA

TOTAL DOS CONCEITOS

 

TOTAL DE PONTOS

(multiplicado pelo padrão de nota correspondente)

A – MUITO BOM

10

 

 

B – BOM

8

 

 

C – REGULAR

6

 

 

D – RUIM

5 – 0

 

 

TOTAL

 

 

 

 

3) Após efetuada a pontuação referente ao Quadro 1 deverá se recorrer ao Quadro 2 para obter a correlação equivalente ao conceito final do instrumento B.

 

QUADRO 2

 

TOTAL DE PONTOS

CONCEITO FINAL

50 - 40

A – MUITO BOM

39 - 30

B - BOM

29 – 25

C - REGULAR

24 - 0

D - RUIM

 

A aplicação do instrumento B será  feita semestralmente sob a coordenação da Sub - Comissão de Avaliação Especial do Centro e pela Direção de Pesquisa do Centro.

 

4) A avaliação total das atividades de pesquisa realizada nos dois instrumentos somam 200 pontos.

 

Observações para o cálculo da soma dos instrumentos A e B:

1) Após efetuada a pontuação obtida no instrumento A e B deverá se recorrer ao Quadro 3:

 

QUADRO 3

 

TOTAL DE PONTOS

CONCEITO FINAL

200 - 180

A – MUITO BOM

179 – 150

B - BOM

149 – 100

C - REGULAR

99 - 0

D - RUIM

Anexo 3

 

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC

ESTÁGIO PROBATÓRIO DE DOCENTES DA UDESC

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO

 

 

Dados de identificação

 

Centro: ___________________________________________________________

Departamento:_____________________________________________________

Título do Projeto: ____________________________________________________

Carga Horária (atividades de extensão): __________________________________

Nome do Professor: __________________________________________________

 

Prezados Professores

Diretor(a) de Extensão

 

* Apenas se o docente alocar carga horária ou participar de projetos/atividades de extensão

 

INDICADORES

A

B

C

D

 

Planejamento das atividades

 

 

 

 

 

Inserção na política extensionista da UDESC

 

 

 

 

 

Vínculo com as áreas temáticas e linhas de extensão

 

 

 

 

 

Cumprimento dos prazos e dos editais de extensão

 

 

 

 

 

Contribuição para ação transformadora e de impacto sobre questões regionais prioritárias

 

 

 

 

 

Interação com a comunidade e seus segmentos significativos

 

 

 

 

 

Relevância social, ambiental, artística, cultural, científica e/ou econômica.

 

 

 

 

 

Integração com as atividades de ensino e pesquisa

 

 

 

 

 

Divulgação do Curso, Centro e Instituição

 

 

 

 

 

Compatibilidade entre os recursos solicitados e às exigências da atividade

 

 

 

 

 

Impactos das ações do projeto, no processo de qualificação social dos estudantes e dos cursos envolvidos na execução

 

 

 

 

 

Relatórios das atividades desenvolvidas (preenchimento e cumprimento de prazo)

 

 

 

 

 

TOTAL

 

 

 

 

 

 

 

 

Observações para o cálculo:

         1) o instrumento de avaliação das atividades de extensão vale 120 pontos. Para se aferir os pontos a serem obtidos pelo avaliado considera-se inicialmente o Quadro 1:

 

QUADRO 1

 

CONCEITO

PADRÃO DE NOTA

TOTAL DOS CONCEITOS

 

TOTAL DE PONTOS

(multiplicado pelo padrão de nota correspondente)

 

A – MUITO BOM

10

 

 

 

B - BOM

8

 

 

 

C - REGULAR

6

 

 

 

D - RUIM

5 - 0

 

 

 

TOTAL

 

 

 

 

 

2)    Após efetuada a pontuação referente ao Quadro 1 deverá se recorrer ao Quadro 2 para obter a correlação equivalente ao conceito final:

 

QUADRO 2

 

TOTAL DE PONTOS

CONCEITO FINAL

 

120 - 100

A – MUITO BOM

 

99 - 80

B - BOM

 

79 - 60

C - REGULAR

 

59 - 0

D - RUIM

 

 

A aplicação será feita semestralmente sob a coordenação da Sub - Comissão de Avaliação Especial do Centro e pela Direção de Extensão do Centro.

 

Anexo 4

 

 

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CARATINA – UDESC

ESTÁGIO PROBATÓRIO DE DOCENTES DA UDESC

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS

 

Dados de Identificação

 

Nome do Professor: _________________________________________________

Centro: ___________________________________________________________

Curso: ____________________________________________________________

Departamento: ______________________________________________________

 

Prezados Professores

Chefia de Departamento

 

Assinale com um X a opção que julgar conveniente quanto ao desempenho do Professor nas atividades de administração

 

INDICADORES

A

B

C

D

 

Pontualidade e Assiduidade

 

 

 

 

 

Cumprimento das datas para entrega do(s) Diário(s) de Classe

 

 

 

 

 

Elaboração e entrega do Plano de Ensino e Plano de Trabalho individual

 

 

 

 

 

Divulgação das notas/médias em tempo hábil

 

 

 

 

 

Encaminhamento de relação bibliográfica para aquisição pelo Centro de Ensino

 

 

 

 

 

Participação em reuniões do Departamento, reuniões Colegiadas, outras reuniões de Centro e em comitês de trabalho e/ou comissões de estudo

 

 

 

 

 

Competência nas funções administrativas que lhe forem delegadas

 

 

 

 

 

Respeito mútuo entre os colegas de trabalho

 

 

 

 

 

Liderança

 

 

 

 

 

Capacidade de iniciativa

 

 

 

 

 

Responsabilidade

 

 

 

 

 

Organização

 

 

 

 

 

Cooperação, envolvimento e compromisso com a instituição

 

 

 

 

 

Relacionamento interpessoal

 

 

 

 

 

Zelo por equipamentos, materiais e patrimônio público

 

 

 

 

 

Receptividade às críticas

 

 

 

 

 

Total

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Observações para o cálculo:

1       O instrumento de avaliação das atividades administrativas vale 170 pontos. Para se aferir os pontos a serem obtidos pelo avaliado considera-se inicialmente o Quadro 1:

 

QUADRO 1

 

CONCEITO

PADRÃO DE NOTA

TOTAL DOS CONCEITOS

 

TOTAL DE PONTOS

(multiplicado pelo padrão de nota correspondente)

 

A – MUITO BOM

10

 

 

 

B – BOM

8

 

 

 

C – REGULAR

6

 

 

 

D – RUIM

5 – 0

 

 

 

TOTAL

 

 

 

 

 

2) Após efetuada a pontuação referente ao Quadro 1 deverá se recorrer ao Quadro 2 para obter a correlação equivalente ao conceito final.

 

QUADRO 2

 

TOTAL DE PONTOS

CONCEITO FINAL

 

160 – 140

A – MUITO BOM

 

139 – 110

B - BOM

 

109 – 80

C - REGULAR

 

79 - 0

D - RUIM

 

 

A aplicação será feita semestralmente sob a coordenação da Sub - Comissão de Avaliação Especial do Centro e pela Chefia de Departamento de lotação do Professor.

 

 

 

 

MEMORIAL  DESCRITIVO

 

Ano:_______________________________ Semestre:____________________________

Professor:_______________________________________________________________

Departamento:___________________________________________________________

Centro:__________________________________________________________________

 

1.    1.    Atividades de Ensino

 

3.3.    1.1.    Atividades previstas

a) Relação das disciplinas na Graduação e Pós-Graduação

 

1.2. Atividades realizadas

  a) Relação das disciplinas na Graduação e Pós-Graduação

 

2.    2.    Atividades de Pesquisa

 

3.3.    2.1.    Atividades previstas

a) Relação das pesquisas

b) Professor responsável e participantes

c) Situação atual da pesquisa

d) Previsão de término

 

3.4.    2.2.    Atividades realizadas

a) Relação das pesquisas

b) Professor responsável e participantes

c) Situação atual da pesquisa

d) Previsão de término

 

3.    3.    Atividades de Extensão

 

3.3.    3.1.    Atividades previstas

a) Relação das atividades

a.1) Programa

a.2) Núcleo Temático

a.3) Projeto

a.4) Eventos

a.5) Representação em Colegiados, Conselhos e outros Órgãos de Representação Profissional 

b) Professor responsável e participantes

c) Situação atual

d) Previsão de término

 

3.2. Atividades realizadas

a) Relação das atividades

a.1) Programa

a.2) Núcleo Temático

a.3) Projeto

a.4) Eventos

a.5) Representação em Colegiados, Conselhos e outros Órgãos de Representação Profissional 

b) Professor responsável e participantes

c) Situação atual

d) Previsão de término

 

4.    4.    Atividades administrativas

 

5.    5.    Publicações

 

6.    6.    Outras atividades

 

7.    7. Comentários e justificativas